It's bigger on the inside! Doctor Who: O Guia - Parte 3



Voltamos com mais um Guia de Doctor Who! Nessa parte, falaremos um pouco mais sobre a série clássica!


Logo da série de 1987 a 1989

O começo da série foi feito totalmente em baixo orçamento. A BBC, idealizadora do programa, não queria bancar uma série que eles mal sabiam se iria dar certo ou não. Por exemplo, a TARDIS era pra trocar de jeito sempre, de acordo com a época/lugar em que estava. Porém, como sairia muito caro, decidiu-se que ela só ficaria como uma cabine azul mesmo.
 
A série era dividida em arcos. Cada arco continha alguns episódios que contavam uma história, uma aventura diferente do Doctor e seus acompanhantes. Então, cada temporada era na verdade um aglomerado desses arcos durante o ano, nem sempre tendo uma conexão direta um com o outro.

 Como já dito no Guia anterior, quem decidiu o ator que interpretaria o Doctor foi a produtora Verity Lambert. Ela tinha assistido a um filme que William Hartnell havia participado (This Sporting Life, o Jogador Profissional, no titulo em Portugal). Essa decisão deixou os outros produtores um tanto quanto aflitos. Hartnell era conhecido por ter feito personagens militares valentões (na série de comédia "The Army Game" no filme "Carry on Sergeant", também de comédia), como ele seria o personagem ideal para um programa infantil? Com o sucesso da série e do personagem do Doctor não só entre as crianças, mas com o público em geral, ficou claro que a escolha de Lambert tinha sido certeira.

Willian Hartnell em "This Sporting Life"


Junto com Carole Ann Ford, que fazia sua neta Suzan, William Russell, o professor de ciências Ian, e Jacqueline Hill, a professora de história Barbara, as aventuras do Primeiro Doctor começam.

Ian, Doctor, Barbara e Susan

Após 4 temporadas na série, Hartnell, que sofria de arteriosclerose, deixa o programa. Por conta da sua doença, ele se esquecia de suas falas e ficava cansado facilmente, dificultando as gravações. A saída encontrada para continuar a série mesmo sem Hartnell foi a Renewal (que depois foi chamada de Regenerate, ou Regeneração), onde o Doctor, quando está prestes a morrer, reencarna em um novo corpo.

Antes de sair da série, o próprio Hartnell decide quem seria o seu sucessor: Patrick Troughton.



Com o tempo, outros atores fizeram parte da série clássica como o Doctor. Jon Pertwee, Tom Baker, Peter Davison, Colin Baker e Sylvester McCoy foram os Doctors seguintes, até a 7º regeneração.


 O programa durou 26 temporadas, até o hiatus em 1989. O motivo para a pausa foi a baixa audiência do programa. Como nessa época as séries e filmes de ficção científica estavam fazendo sucesso e com altas produções, a popularidade de Doctor Who começou a baixar aos poucos.

 

Curiosidade: Vários roteiristas passaram pela série. Um exemplo é Douglas Adams, escritor do "Guia do Mochileiro das Galáxias", que escreveu alguns episódios para a série.

Não perca a próxima parte do nosso Guia! Até mais!

0 Response to "It's bigger on the inside! Doctor Who: O Guia - Parte 3"

Postar um comentário

Arquivo do blog