It's bigger on the inside! Doctor Who: O Guia - Parte 2

Como tudo começou.
Está no ar mais uma parte do nosso "Doctor Who: O Guia"! Hoje, voltamos para o ano de 1963, para te contar como a série se iniciou. Você vai se surpreender como os produtores conseguiram fazer tanto com tão pouco!
Sydney Newman

Ano de 1963. Sede da BBC. Sydney Newman. Missão: Tapar um buraco na programação do canal.
A ideia inicial dos produtores era basicamente preencher um dos horários da programação da BBC com algo que chamasse a atenção das crianças, mas também fosse assistido por jovens e adultos. Eles tinham 25 minutos na programação sobrando após a exibição do Juke Box Jury (um programa de música que atraia muito o público jovem), e que era sucedido pelo Grandstand (programa de esportes assistido por homens adultos). Surge daí a vontade de fazer algo para toda a família assistir junto.

Na época, ficção científica era algo que fazia muito sucesso. Foi então que Sydney Newman, produtor de TV canadense, decidiu vir com a ideia de Doctor Who, uma série de 25 minutos contando as aventuras de um homem em sua máquina do tempo, viajando com a sua neta pelo tempo e espaço. Assim, quando o Doctor fosse para o futuro, ensinaria ciência para as crianças, e quando voltasse no tempo, poderia mostrar história. A série seria dividida em arcos, onde cada arco mostraria uma aventura diferente do Doctor e seus companheiros.

Arco 12, "The Romans"

No dia 23 de novembro de 1963 estreia Doctor Who na BBC. Porém, no dia anterior, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, é baleado, o que fez com que todos os noticiários focassem na morte dele. Todo mundo ficou assistindo a repercussão do assassinato, não dando atenção a outros programas (como a estreia de Doctor Who).
Primeiro arco de Doctor Who, "An Unearthly Child"

Verity Lambert decide insistir para que o primeiro episódio de Doctor Who fosse reprisado na semana seguinte (dia 30 de novembro). Newman que foi quem tinha decidido chamar Verity Lambert para trabalhar como produtora da série. Ela foi importantíssima para Doctor Who, pois insistiu que os Daleks entrassem na série (Newman os odiava). Eles foram um dos elementos que fizeram a série ser tão querida pelo público, principalmente o infantil. Além disso, ela escolheu o ator que interpretaria o primeiro Doctor, Willian Hartnell.
William Hartnell como o 1° Doctor 

O programa era pra ser bem curto, durando no máximo 13 semanas. Porém, com o sucesso inesperado da série, a BBC decidiu continuar com Doctor Who por anos, até o hiatus de 1989 (fim da série clássica).

Um filme que eu indico para entender mais ainda sobre o inicio da série é o "Uma Aventura No Espaço e Tempo". É um drama contando desde o inicio, escrito por Mark Gatiss (que já escreveu e atuou em Doctor Who).
David Brandley interpreta William Hartnell


Não deixe de conferir Doctor Who: O Guia da semana que vem, onde contaremos tudo sobre a série clássica. Não perca!

1 Response to "It's bigger on the inside! Doctor Who: O Guia - Parte 2"

  1. 23 de novembro, um dia antes do meu aniversário.. só não o mesmo ano. :)

    ResponderExcluir

Arquivo do blog